A recente filiação do prefeito de Sinop, Roberto Dorner, ao Partido Liberal (PL) desencadeou um verdadeiro terremoto político na região conhecida como Nortão, a cerca de 500 km de Cuiabá. A mudança de Dorner, que deixou o Republicanos pela legenda liderada nacionalmente por Valdemar Costa Neto, gerou um profundo descontentamento e divisão entre apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, também filiado ao PL.

O movimento de Dorner, recebido em Brasília na última quarta-feira (20) por Costa Neto para formalizar sua filiação, parece ter abalado as estruturas do partido na região. Esse passo não apenas garantiu teoricamente o apoio de Bolsonaro à reeleição de Dorner, como também colocou em xeque as ambições políticas da ex-prefeita Rosana Martinelli e de Mirtes Grotta, ambas com pretensões eleitorais pela sigla em Sinop.

A reação à filiação não tardou a se manifestar. Nas redes sociais, uma onda de bolsonaristas, incluindo políticos, empresários e agricultores, expressou sua insatisfação, anunciando a intenção de deixar o PL, considerando a ação de Dorner como uma manobra para garantir sua permanência no poder à custa do projeto coletivo do partido e dos seus aliados mais próximos a Bolsonaro.

Contudo, a situação tomou um rumo inesperado nesta quinta-feira, 21 de março. O ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma postagem em rede social e subsequentes videochamadas, declarou que não apoia a decisão de filiação de Dorner, destacando que a escolha foi uma iniciativa isolada de Valdemar Costa Neto, sem seu endosso pessoal. Bolsonaro reforçou seu apoio a Mirtes Grotta, conversando diretamente com ela e com figuras notáveis como a deputada Amália Barros e Gilberto Cattani, além de contar com o suporte de outras personalidades políticas como a deputada federal Coronel Fernanda, Abílio Diniz e José Medeiros, que buscaram tranquilizar Grotta quanto ao seu futuro político.

Este episódio não apenas evidencia a complexidade das dinâmicas internas do PL e do bolsonarismo como um todo mas também sinaliza possíveis reviravoltas na cena política de Sinop. Com a eleição municipal se aproximando, a disputa promete ser acirrada e repleta de surpresas, à medida que os candidatos e o partido buscam reorganizar suas estratégias e alianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *