Fonte: G1 / Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em seis estados do Brasil, incluindo áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e todo o estado do Mato Grosso do Sul.

Durante os dias 27 de abril a 1º de maio, espera-se que as temperaturas fiquem cerca de 5ºC acima da média em diversas regiões desses estados.

As áreas com alerta de perigo incluem várias localidades, como Norte Pioneiro Paranaense, Centro-Sul Mato-grossense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba Bauru, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Centro Ocidental Paranaense, Assis, Piracicaba e Oeste Paranaense.

Essa onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão que bloqueia a chegada de frentes frias, mantendo o ar seco e quente. Tal sistema elevará as temperaturas nos próximos dias, ultrapassando os 30°C em quase todas as capitais brasileiras durante o fim de semana.

O estado de atenção permanecerá até às 18h da próxima quarta-feira, 1º de maio. Altas temperaturas e baixa umidade do ar representam riscos à saúde, com destaque para a insolação, que pode trazer sintomas como elevação da temperatura corporal, pele vermelha, dor de cabeça, tontura, náusea e confusão mental. Para prevenir tais efeitos, é recomendado beber bastante água, usar protetor solar e evitar exposição ao sol entre 10h e 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *